Maria, Mãe de Yeshua
Não apenas Maria é uma figura central nos evangelhos de Mateus e Lucas.. Da mesma forma, sendo a única mulher a ter o nome mencionado naquele livro. Evangelho de Mateus e Lucas, Maria é mencionada pelo nome apenas duas vezes no Novo Testamento a primeira em Marcos 6: 3 a segunda e no livro de Atos dos Apóstolos 1 :14.
Maria é vista primeiramente como instrumento pelo qual Deus operou sua encarnação : “ sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lc 1 :38). Na verdade sua origem humilde e pobre e inequetionável, provavelmente de aparência simples, trajada com um pano não refinado, tecido em casa e tingido na cor ocre, de modo a esconder as manchas que naturalmente resultaria por viver em um vilarejo sem recursos.
Uma antiga tradição teológica e a doutrina da imaculada concepção fora Maria como aquele escolhida para dar a luz a Yeshua. Isso é considerado dogmático na igreja Católica.
Maria e José noivos, porém ainda não casados quando o anjo Gabriel apareceu a Maria anunciando que havia sido escolhida para dar à luz ao filho de Deus, que viria ser o sucessor real de Davi (Lc !:26’) demonstrando grande coragem.
Como noivo de Maria, José tinha diante de si três opções : casa-se imediatamente com ela, dar-lhe permissão para ir embora e viver em outro lugar ( quase uma sentença de morte para uma solteira grávida) ou entregá-la à população para ser apredejada. Se ela não fosse noiva, o seu pai deveria decidir entre permitir que ela continuasse vivendo em seu desagrado lar ou manter a honra da família e entregá-lo ao apedrejamento.Como noivo de Maria José, era responsável por decidir o que fazer com ela.
A Bíblia nos revela que ele era um homem bom e justo, de modo que decidiu manda - lá embora, ao invés de enviá-la ao apredejamento. Em sonho , um anjo lhe apareceu dizendo-lhe que a criança era obra de Deus e que ele deveria se casar com ela. José assim como Maria eram dotados de grande fé e coragem, de modo que ele a desposou. Isso não somente o rotulou como pai adultero do filho dela, mas também lançou sobre ele um estigma de pecador pelo resto da sua vida, ao olhos das outras pessoas.
A outra ocasião em que Maria aparece no teto bíblicos é logo após o batismo de Yeshua, quando ele, a mãe e os discípulos foram convidados para um casamento em Caná da Galiléia( Jo 2). Foi Maria quem chamou a atenção de Yeshua para o fato de o vinho ter acabado, o que constituía em humilde desastre social para os anfitriões de uma festa de casamento. Então ela instruiu s servos a fazerem tudo conforme Yeshua lhe instruísse.
No relato do evangelho, Maria surge como figura central tanto na morte de Yeshua quando pó ocasião de sue nascimento. Ela foi a Jerusalém com Yeshua , junto com muitos outros homens Galileus (Lc 23 :55). Maria permaneceu no local da crucificação quanto outros discípulo tinham fugido.
Embora seja objetos de adoração os demais santos no catolicismo não hà veneração de Maria em todo o Novo Testamento. Na verdade Yeshua rejeitou isso ( Lc 11: 27-28). No entanto, logo no principio do século 2 a veneração à Maria cresceu sendo que em alguns lugares ela foi quase elevada a condição de deidade. Houve seitas que chegaram ao extremo de se entregar a idolatria de Maria, porem foram firmemente rejeitadas por todos os setores do cristianismo ordotoxo.
Maria é vista primeiramente como instrumento pelo qual Deus operou sua encarnação : “ sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lc 1 :38). Na verdade sua origem humilde e pobre e inequetionável, provavelmente de aparência simples, trajada com um pano não refinado, tecido em casa e tingido na cor ocre, de modo a esconder as manchas que naturalmente resultaria por viver em um vilarejo sem recursos.
Uma antiga tradição teológica e a doutrina da imaculada concepção fora Maria como aquele escolhida para dar a luz a Yeshua. Isso é considerado dogmático na igreja Católica.
Maria e José noivos, porém ainda não casados quando o anjo Gabriel apareceu a Maria anunciando que havia sido escolhida para dar à luz ao filho de Deus, que viria ser o sucessor real de Davi (Lc !:26’) demonstrando grande coragem.
Como noivo de Maria, José tinha diante de si três opções : casa-se imediatamente com ela, dar-lhe permissão para ir embora e viver em outro lugar ( quase uma sentença de morte para uma solteira grávida) ou entregá-la à população para ser apredejada. Se ela não fosse noiva, o seu pai deveria decidir entre permitir que ela continuasse vivendo em seu desagrado lar ou manter a honra da família e entregá-lo ao apedrejamento.Como noivo de Maria José, era responsável por decidir o que fazer com ela.
A Bíblia nos revela que ele era um homem bom e justo, de modo que decidiu manda - lá embora, ao invés de enviá-la ao apredejamento. Em sonho , um anjo lhe apareceu dizendo-lhe que a criança era obra de Deus e que ele deveria se casar com ela. José assim como Maria eram dotados de grande fé e coragem, de modo que ele a desposou. Isso não somente o rotulou como pai adultero do filho dela, mas também lançou sobre ele um estigma de pecador pelo resto da sua vida, ao olhos das outras pessoas.
A outra ocasião em que Maria aparece no teto bíblicos é logo após o batismo de Yeshua, quando ele, a mãe e os discípulos foram convidados para um casamento em Caná da Galiléia( Jo 2). Foi Maria quem chamou a atenção de Yeshua para o fato de o vinho ter acabado, o que constituía em humilde desastre social para os anfitriões de uma festa de casamento. Então ela instruiu s servos a fazerem tudo conforme Yeshua lhe instruísse.
No relato do evangelho, Maria surge como figura central tanto na morte de Yeshua quando pó ocasião de sue nascimento. Ela foi a Jerusalém com Yeshua , junto com muitos outros homens Galileus (Lc 23 :55). Maria permaneceu no local da crucificação quanto outros discípulo tinham fugido.
Embora seja objetos de adoração os demais santos no catolicismo não hà veneração de Maria em todo o Novo Testamento. Na verdade Yeshua rejeitou isso ( Lc 11: 27-28). No entanto, logo no principio do século 2 a veneração à Maria cresceu sendo que em alguns lugares ela foi quase elevada a condição de deidade. Houve seitas que chegaram ao extremo de se entregar a idolatria de Maria, porem foram firmemente rejeitadas por todos os setores do cristianismo ordotoxo.