Translate / Tradução

Documentário - Mulher Rastafari, quem a achará?

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Jardinagem

 Jardinagem


Cuidado com as plantas.
Essa tarefa também terapêutica , pode ser designada em grandes espaços à simples vasos de planta em casa. Podem ter serviços decorativos como também orgânico.

PREPARAÇÃO DO SOLO
Antes de se plantar é necessário revolver o solo a fim de descompacta-lo e deixa-lo solto para que as raízes desenvolvam-se adequadamente. Deve-se revolver o solo aproximadamente a uma profundidade de 30 cm, passando para eliminar torrões maiores, pedras, galhos,etc.

Depois de pronto o solo, abrem-se as covas. A terra retirada para fazer a cova, será usada para fazer a mistura que cobrirá a cova. Faz-se uma mistura da terra com adubo orgânico na proporção de duas partes de solo para cada parte de adubo orgânico. A essa mistura acrescenta-se também a mistura como outra opção, a torta de mamona que contêm os três nutrientes, porém em quantidades menores.



ADUBAÇÃO ORGÂNICA
Pode-se conseguir um adubo orgânico em casa, usando-se restos orgânicos de animais e vegetais misturando-se três partes de restos vegetais para uma parte de restos animais revolvendo tudo e deixando descansar para fermentar.

Os restos vegetais podem ser folhas secas, palhas, papel,etc., e os orgânicos são os diversos estercos como os de galinha, bovinos, sangue, etc.

Depois de feito o monte, deixa-se fermentar por uns quinze dias mantendo sempre úmida e não encharcada revolvendo o monte uma vez a cada quatro dias mais ou menos, colocando as partes internas do monte por cima para que a fermentação fique por igual. Se o monte ficar em lugares muito abertos onde venta muito e pode pegar chuva, coloca-se um plástico para evitar o ressecamento ou o encharcamento.

Depois a cada quinze dias, revolver o monte uma vez até completar noventa dias, quando estará pronto para ser utilizado. O revolvimento do composto é importante pois promove a fermentação de forma aeróbica que desprende gás carbônico e repele as moscas, não havendo revolvimento, a fermentação se dá anaerobicamente o que vai provocar mau cheiro e moscas.


MUDAS
A aquisição das mudas podem ser feitas em lojas especializadas e em viveiros, fique atento a doenças ou pragas que podem já estar nas mudas, procure não adquirir plantas com ramos quebrados, cascas rachadas, de aparência pouco viçosa,etc.
Em relação as raízes, verifique se as mesmas ocupam o solo do vaso de modo denso e uniforme, se estiver enroladas nas paredes, indica que a planta já está há muito tempo no mesmo. Quando as mudas estiverem enroladas em estopa, verifique se está bem amarrada no torrão que deverá estar duro ao toque, pois se estiver mole e a estopa frouxa, é provável que as raízes estejam danificadas e a árvore pode não suportar o plantio.

Um cuidado a ser tomado em relação as mudas, é o de se retirar as mudas do seu recipiente atual que pode ser lata, saco plástico.Mergulhe em água por aproximadamente 5 minutos. Esse procedimento é importante porque os torrões chegam ressequidos pela demora no transporte ou pelo calor e, se as mudas forem colocadas nas covas, mesmo regando logo após o plantio, a água escorrera´pelos torrões e só um tempo depois é que vai absorver a água. Pode ocorrer a morte da muda simplesmente pela falta de água, não adiantando em nada as regas.

Algumas mudas podem ser adquiridas com suas raízes expostas, chamadas de raízes nuas, como por exemplo o castanheiro, pessegueiro, uva, ameixeira, nectarina, macieira, etc. Nesse estado é importante manter sempre úmida até que seja feito o plantio, podemos envolver as raízes com panos ou deixa-las em um recipiente com água.

A melhor época para se fazer plantio é a época das chuvas, de preferência em dias sem sol, antes ou depois de uma chuva, ou ao entardecer. Não esqueça que deve-se retira a muda do seu recipiente atual, como por exemplo sacos plásticos, latas,etc.

Para começar o plantio, deve-se colocar uma mistura de tal modo que seja suficiente para que o nível do torrão seja o mesmo do terreno, evitando o sufocamento do caule. Para o preechimento das covas, a cada 30 cm, é preciso irrigar para que a terra assente no fundo, evitando bolsas de ar.

Após o plantio, devemos fazer uma coroa em volta da muda que deve ser aproximadamente um pouco mais larga que a copa da muda com uma profundidade de 5 cm . Aplica-se então um adubo, não colocar o adubo junto aos caules, pois podem queima-los.

ALGUMAS DOENÇAS
Existem três doenças mais comuns que ocorrem nas plantas que são a murcha, o tombamento, e a orelha de pau.

A murcha é causada por uma praga chamada nematóide, que causa o murchamento repentino de todas as folhas da planta, as raies se deformam e aprodecem.

O tombamento é causado por exemplo, por fungos produzidos em excesso por umidade excessiva. As plantas tombam e morrem devido ao apodrecimento dos seus caules.

A orelha de pau é resultado de podas mal feitas, onde a orelha de pau se desenvolve em troncos mortos e depois passa para os sãos corroendo seu lenho fazendo com que a planta caia de uma hora para outra.

Horta

ESCOLHA DO LOCAL
Sol e água são prioridades na vida das plantas e, por isso, o lugar onde serão montados os canteiros tem de receber, no mínimo, cinco horas diárias de luz solar e ter por perto uma fonte de água limpa.

SOLO: O melhor tipo de solo para a agricultura é o areno-argiloso. Ele apresenta todas as propriedades necessárias para o desenvolvimento das plantas. É possível descobrir o tipo de solo por meio de experiências simples. Veja a seguir duas opções:

1ª EXPERIÊNCIA:
Cave um buraco de 15 a 20 centímetros de profundidade e coloque a terra retirada em um recipiente de vidro liso e transparente. Complete com água e agite bem. Deixe a mistura descansar até que a terra assente. A camada escura que se forma na superfície é composta de húmus. Logo abaixo, forma-se uma camada constituída de partículas finas, indicando a presença da argila. No fundo, depositam-se grãos mais grossos, de areia. Se dentro do vidro houver menos de 15 % de argila, o solo é considerado arenoso. De 20 a 40 % de argila, é areno-argiloso. E acima de 40 % de argila, o solo é argiloso. Se houver menos de 5 % de argila, conclui-se que naquela parte do solo existe apenas matéria orgânica.

2ª EXPERIÊNCIA
Amasse um punhado de terra úmida com as mãos. Em seguida bata com força uma palma na outra. Se as mãos ficarem sujas, tingidas, cheias de terra nas linhas e nas marcas digitais, o solo pode ser considerado argiloso. Caso as mãos fiquem limpas e grãos de areia raspem as palmas, o solo é arenoso. Conforme o caso, incorpore terra argilosa, areia e esterco ao solo, até chegar à proporção de três medidas de terra argilosa, duas de esterco (de preferência, de gado e bem curtido) e uma de areia.

MONTAGEM DOS CANTEIROS
Para trabalhar com crianças e adolescentes, o ideal é que os canteiros tenham 2 metros de comprimento por 1 de largura e, no mínimo, 50 centímetros entre um canteiro e outro. A profundidade deve ser de 30 a 40 centímetros. Para segurar a terra nas laterais da horta, pode-se utilizar tijolos ou bambu.

SEMEADURA
Existem duas formas de semeadura, a direta e a feita em sementeira. Na direta, as hortaliças são semeadas nos canteiros e ficam ali até a época da colheita, como beterraba, cenoura, espinafre, rúcula, almeirão, salsa e coentro. A profundidade da linha de semeadura deve ser de dois centímetros para as sementes menores e de dois e meio para as maiores, como a beterraba e o espinafre. A precisão na semeadura é muito importante, pois se as sementes ficarem muito fundas, não germinam e se ficarem no raso, podem ser levadas pela água.

No caso das sementeiras, as hortaliças são semeadas primeiramente numa caixa e depois transplantadas para o canteiro. Isso é feito para que as mudas se desenvolvam com mais força. O procedimento é indicado para o plantio de alface, chicória, mostarda, couve, repolho e cebolinha. Para a alface, chicória e mostarda, o espaço entre as mudas deve ser de 1 palmo. Já a couve e o repolho precisam de 3 palmos. No transplante, tome cuidado para não danificar a raiz. Faça-o sempre no final do dia, seguido de rega do canteiro.

TEMPO PARA O TRANSPLANTE

• Alface e chicória: assim que apresentar de quatro a seis folhas;
• Couve, repolho e cebolinha: 30 dias

ÉPOCA DE COLHEITA

• Rabanete: 35 dias;
• Alface, chicória, almeirão e rúcula: 40 dias;
• Espinafre: 60 dias;
• Salsa: 70 dias;
• Beterraba e cenoura: 90 dias.

REGA

É um dos principais momentos do cultivo de uma horta. Sem a rega, é impossível o bom desenvolvimento de qualquer planta. Ela deve ser feita de manhã bem cedo. No caso de dias muito quentes, regue também no final da tarde. Em regiões de clima mais ameno, uma rega ao dia é suficiente. O solo do canteiro ou a terra da sementeira deve receber água de maneira uniforme, até que infiltre abaixo das sementes ou raízes, sempre tomando cuidado para não encharcar a terra.

COLHEITA
É feita de duas maneiras: arranco e corte. Para alface, chicória, mostarda, beterraba, cenoura e rabanete, basta arrancar. Salsa, cebolinha e rúcula devem ser cortadas três dedos acima do solo Se a salsa e a cebolinha forem cortadas corretamente, poderão ser colhidas muitas vezes. Rúcula e almeirão, no entanto, podem ser colhidos, no máximo, sete vezes.

O almeirão deve ser cortado rente ao solo. No caso do espinafre, deve-se cortar apenas os ramos maiores. Para a couve, retire as folhas maiores com cuidado para não danificar os brotos centrais. Tanto o espinafre quanto a couve podem ser colhidos diversas vezes.

CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS
Para evitar o aparecimento de pragas e doenças, alguns cuidados devem ser tomados. O ideal é não cultivar uma única hortaliça no canteiro, pois cada planta retira um tipo de nutriente do solo e atrai um diferente tipo de praga.

Nas bordas dos canteiros, cultive salsa, cebolinha e coentro. Eles funcionam como repelentes para alguns bichinhos acostumados a atacar as hortaliças. Numa metade, cultive alface. Na outra, beterraba. Esse procedimento ajuda a equilibrar a retirada das vitaminas do solo e confunde os bichinhos que atacam as plantas pelo cheiro, cor e forma das folhas.

O cultivo de ervas medicinais, como melissa, capim-cidreira, poejo, hortelã, menta e boldo ao redor da horta, também é muito eficaz para espantar algumas pragas. A erva-doce atrai para si o pulgão que costuma atacar a couve. Se houver poucas plantas de couve na horta, pode-se fazer a lavagem das folhas retirando todos os pulgões. Se não resolver, o ideal é aplicar a calda de fumo.

RECEITA DA CALDA DE FUMO

INGREDIENTES

• 50 gramas de fumo de corda picado

• 1 litro de água

• 1 colher de café de pimenta-do-reino

PREPARO:
Ferva a água com o fumo picado até a mistura ficar bem escura. Deixe esfriar, coe e acrescente a pimenta. No caldo, acrescente mais cinco litros de água e pulverize as folhas no final da tarde.

Não molhe as folhas após a aplicação. Repita a operação até que os pulgões desapareçam. Consuma as folhas apenas dez dias após a última aplicação.

Fonte: www. google.com.br

Campanha informe seu próximo ( baixe,imprima e distribua)

Campanha informe seu próximo ( baixe,imprima e distribua)
A campanha informe seu próximo está de pé para levar conhecimento e respeito as pessoas que não sabem nada sobre Rastafari, ou tem um pré-conceito achando o que não é. Por isso e tantas mais baixe, imprima e distribuía a todo próximo.Instruções: 1) Baixe o arquivo em pdf para imprimi-lo http://www.4shared.com/office/jndyn_sa/Campanha_informe_seu_proximo.html 2) Imprima frente e verso. Ao imprimir a 1ª folha vire-a de ‘ponta cabeça’ e imprima a 2ª folha (Veja o esquema de sua impressora) 3) Dobre no sentido de cada imagem da 1ª folha, obterá 2 dobras 5 partes do folhetim, está pronto para distribuir.

Pure Queen R7 ★

Minha foto
Ilhéus/ Ba, Brazil
O projeto Pure Queen R7★ é um trabalho realizados pela Irmã Yrla Oliveira ao trabalho de repatriar a educação e libertação de uma vida reta , os princípios reais de Jahovia Jah Rastafari em Êx 20 e 31 também em Lv 12,15 ,18 do único Deus de amor, verdade e bem . Temos o objetivo de orientar e educar para que possa desenvolver um conhecimento uma alternativa de visão a uma vida regida pela lei do Criador, dando oportunidade a outras áreas e ponto de vista, na realidade do mundo carnal e espiritual. Beneficiando a estrutura vital de um individuo. Nosso trabalho está também no contato diário para a quem se tem interesse com racionamentos explicativos no conhecimento e fé Rastafari. Podendo nós contatar pelo Facebook: facebook.com/Pure-Queen-R7- e-mail: purequeenr7@homail.com Pure Queen R7★

Língua Etíope

Amárico (Amarinnya) é a língua nacional deEthiopia, e como tal é muito importante para rastafaris. Derivado do antigo Gi 'iz (Ge `ez às vezes soletrado), é um semita linguagem, também relacionado com outras línguas, como hebraico e árabe.

Amlak = Deus

Fiqir = Amor
Assim Fiqir Bandinet =
'Love One' .
"Fiqir '(' Love ') escrita em etíope

Haile Selassie O nome
Haile Selassie significa literalmente '
Poder ( Haile ) da Trindade ( Selassie ) '.

Iyesus Kristos = nome etíope para
Jesus Cristo
"Iyesus 'escrito no roteiro etíope

"Igzee'abihier A palavra Igzee'abihier ' é o nome etíope para Deus, o que significa literalmente, " Senhor do Universo ".
Este é composto por "Igzee (Senhor) 'ab (pai) bihier (da nação). A frase completa, "Igzee'abihier Yimmesgen , significa "Que Deus seja louvado".
"Igzeeabhier 'escrito no roteiro etíope

Itiopia
(pronunciada com um longo 'ee' de som no início) =
Etiópia
"Itiopia 'escrito no roteiro etíope

Janhoy = o imperador, ou majestade, às vezes, carinhosamente conhecido como 'Ababa Janhoy " (Majestade Pai).

Kebra Nagast = 'Glória dos Reis dos Este texto antigo etíope dá
conta elaborada da reunião do Rei Salomão ea Rainha de Sabá, alegando que eles se tornaram os pais de um filho Menelik, que mais tarde roubaram o tesouro
Arca da Aliança do Templo de seu pai e trouxe-a para morar na Etiópia . Segundo a tradição, ele ainda está lá até hoje.

Alem Medhanie " = " Salvador do Mundo ".

Moa Anbesa Ze'imnegede Yehuda =
Leão Conquistador da Tribo de Judá Um lema dos monarcas etíopes, e muitas vezes ligado ao do Imperador nome. Ver Apocalipse 5:05 .
'

Nigus A palavra
Nigus (às vezes transliterado " Negus ', mas' nih-goose 'pronunciado) significa' rei ',' imperador '. Daí também as frases, Negusa Negest ze Itiopia , que significa "imperador da Etiópia", e YeNegustit Nigus 'significado
Rei dos Reis "(ver Apocalipse 19:16). ...YeIsrael Nigus = Rei de Israel, Yetsion Nigus = King of Zion .
"Niguse Negest 'escrito no roteiro etíope

Qedamawi
Qedamawi é ez Ge `para 'primeiro', e também pode significar 'velho 'ou' sagrado'.

Ras Fetari = ' Primeiro Criador ', ou' Criador Cabeça'. Isto não deve ser confundido com 'Ras Tafari' (para a qual, ver abaixo),
embora 'ras' a palavra («cabeça») é a mesma em ambos os casos.

Satta amassagana
Satta amassagana ahamlack, ulaghize é geralmente traduzido como "Dê graças a Deus continuamente". Rigorosamente, no entanto, isso não é muito preciso amárico, para as vogais em amassagana são mal pronunciado. Mais corretamente,
ele deve ser ames-seggene .

Sehumi Igzeeabhier = Eleito de Deus

Sellassie = Trindade
Normalmente usado como um sufixo, como em Haile Selassie , " Poder da Trindade ". O cocept da Trindade (Deus é misticamente Três em Um) nem sempre fazem parte da crença rastafári, e é compreensível considerado por alguns como negar a absoluta unicidade de Deus. No entanto, continua a ser
uma doutrina fundamental da
Igreja Ortodoxa .

Yebrehanu Alem = Luz do Mundo Berhane é 'minha luz' um significado nome amárico. Bob Marley foi batizado na Igreja Ortodoxa Etíope como Berhane Selassie , que significa "Luz da Trindade".

Fonte: http://homepage.ntlworld.com/davebulow/wow/amharic.htm

★The Ethiopia Africa Black International Congress Woman Freedom Liberation League

★ Hon. Empress Esther's Royal Adress to the E.A.B.I.C.'s

Livros disponível para downloads Projeto Omega Nyahbingh

Livros disponível para downloads Projeto Omega Nyahbingh
Esse material faz parte do "Projeto Omega Nyahbinghi", que busca resgatar e valorizar o aspecto feminino da vivência Rastafari. Aqui reunimos textos que buscam informar, incentivar e inspirar mulheres e homens que procuram conhecer, estudar e vivenciar Rastafari. Edição Especial totalmente destinada à Mulher Rastafari, a mulher original. EU&EU homenageia a mulher que busca sua essência resistindo a padrões estéticos e morais impostos a ela desde seu nascimento. Essa mulher que resgata em sua vivência e seu próprio corpo suas raízes nobres etíopes, da terra original: AFRIKA! Baixe: http://www.4shared.com/office/9RrY289A/LivroEUEUMulherRastafarionline.html

Marcus Mosiah Garvey - A Estrela Preta (baixe aqui)

Marcus Mosiah Garvey - A Estrela Preta (baixe aqui)
Este é o primeiro livro em português sobre Marcus Mosiah Garvey. Este livro contém textos que falam sobre o Profeta, seus feitos e sua biografia. Contém também traduções inéditas de poemas, artigos e outros textos seus.Marcus Mosiah Garvey é um dos mais importantes intelectual e ativista pan africano do século 20. Consolidou as mais notáveis e bem sucedidas organizações da diáspora negra, com caráter transnacional. É considerado como um líder espiritual e político por milhares de africanos pelo mundo todo, e é visto como o mais importante Profeta para os Rastafaris.

"Quando Deus viu que o seu povo pereceria porque não via a Luz da Vida, escolheu os melhores de Israel, para que pudessem fazer a Luz da Vida Brilhar diante dos filhos dos homens, e os escolhidos foram chamados Essênios, porque ensinavam os ignorantes e curavam os enfermos, e se reuniam na véspera de cada sétimo dia para alegrar-se com os Anjos." Este livro contém os principais textos antigos dos Essênios Baixe : http://www.4shared.com/office/jdUfy6mY/OEvangelhoEsseniodaPaz_online.html

Revistas EU&EU Realidade Rasta (baixe aqui)

Revistas EU&EU Realidade Rasta    (baixe aqui)
As edições periódicas do "Eu&Eu" trazem diversos temas relacionados à vivência Rastafari, procurando passar informação e educar através dos textos. Desde lá, a Revista do Eu&Eu já conta com 8 edições periódicas, e uma edição especial: "Especial Coroação".Edições Periódicas 8ª edição (baixe aqui)

Especial Coroação (baixe aqui)

Especial Coroação  (baixe aqui)
As edições periódicas do "Eu&Eu" trazem diversos temas relacionados à vivência Rastafari, procurando passar informação e educar através dos textos. ( baixe aqui)

Revista EU&EU Realidade Rasta Infantil para Downloads

Revista EU&EU Realidade Rasta Infantil para Downloads
Nessa Edição: África e Africanos, Tambores Nyahbinghi, Mulher Rastafari; Amor e União; Ancestrais importantes de Nossa História; Cuidando da Terra. Contamos com a colaboração dos artistas: Wallace Bidu, Silvana Coelho, David Amen e Leandro Segga. Baixe: http://www.4shared.com/office/EfDTtFR-/1edRevistaEUeEUCriancaRasta.html

Nessa edição: Vida de Haile Selassie; A Igreja Cristã Ortodoxa da Etiópia; Alimentação Ital e a relação com a Mãe da Criação; A importância da oração. Colaboração dos artistas: Wallace Bidu, Silvana Coelho e Mario Band. Baixe : http://www.4shared.com/office/MDEJK_4c/2edRevistaEUeEUCriancaRasta.html