Rute
Noemi é uma israelita, e Rute e Orfa, suas noras, são moabitas. Elas vivem na terra de Moabe. Depois da morte do marido de Noemi e de seus dois filhos, ela decide voltar para Israel. Ela deseja que suas duas noras fiquem em Moabe e se casem novamente. Rute se recusa a deixar sua sogra e profere estas memoráveis palavras: “Aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” Ambas retornam para Judá, onde Rute acaba casando com Boaz e é honrada por Deus e se torna uma das bisavós de Jesus.
Rute pertencia a uma tribo moabita. O ancestral dos moabitas, Moabe, era filho de Ló com uma de suas filhas (Gênesis 19:37). Os moabitas tinham se recusado a dar permissão aos israelitas para marcharem por dentro de seu país, quando eles estavam no caminho do Egito para Canaã, por isso os israelitas não deram permissão para eles adorarem no templo.
O contato entre os israelitas e os moabitas freqüentemente levava Israel ao pecado e à apostasia (Números 25). O relacionamento entre os israelitas e os moabitas normalmente era hostil, de acordo com Juízes 3:12-30. Israel serviu sob o jugo dos moabitas por 18 anos. Saul lutou contra os moabitas e os derrotou. (1 Samuel 14:47).