Bendizemos em poder e glória o nome do Criador de todas as coisas e criaturas para amá-lo e obedece-lo. Jahovia Jah Rastafar I
Damos graças em verdade pela vida e o doador da vida em prover tudo que necessitamos para estarmos vivo e ativos, com satisfação e prazer.
Damos graças pela recuperação e restauração que nós podemos fazer em nossos templos vivo, produzindo mais saúde, vida e amor através da alimentação que é abundante pela misericórdia de Jah Rastafari. E assim é desda origem da vida. Haile I Selassie I Jahovia Jah Rastafar I
Alimento é toda substancia que é ingerida ou absorvida por um ser vivo; o alimento serve para nutrir, trazendo energia para o bom funcionamento do corpo.
Alimentação é o ato ou efeito de comer que é introduzir alimentos no estômago pela boca mastigando- os e engolindo-os, portanto é aquilo que um individuo usa para se alimentar.
O corpo do ser humano precisa de nutrientes, proteínas, carboidratos, gorduras , vitaminas e minerais e água para se manter saudável e ativo. Todas essas substancia procedem dos vegetais, frutas, raízes e sementes. Esses são os alimentos que Jah orientou o ser humano a manter a vida; ricos e existentes que nutre e hidrata o ser vivo desde que Jah Rastafari criou a vida e assim devem se manter.Em Gênesis 1:29 “Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.” Assim como a alimentação dos animais Gênesis 1:30 “E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.”
Com o pecado que Eva levou a Adão e assim também cometeu, Jah como um Pai permitiu a enfermidade,entre outras tantas mudanças nos seres vivos,e também nas plantas que plantas ficaram venenosas e com espinho, fazendo com que até os animais se agredissem para que eles entendesse que o Reino de paz e total harmonia em que viviam não era a mesma coisa sendo os causadores dessa transformação por uma desobediência ao Criador, dando-lhe também a cura que se estabelece nas ervas do campo Genesis 3:17-18. Assim em Gênesis 9:2-4 “Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” Ou seja dando o direito de escolher entre a vida e a morte, pois sabemos que Jah Rastafari deu a estrutura de alimentação do ser vivo e a permissão de se alimentar apartir do interesse pessoal( querer conhecer ), cabe o ser humano escolher.
Vejamos um exemplo de escolha Atos dos apóstolos 10: 9-22.
9 No dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado para orar, cerca de hora sexta.
10 E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,
11 e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
12 no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
13 E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
16 Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu.
17 Enquanto Pedro refletia, perplexo, sobre o que seria a visão que tivera, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam à porta.
18 E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro.
19 Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram.
20 Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei.
21 E descendo Pedro ao encontro desses homens, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que viestes?
22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras.
Jah Rastafari o desafiou nisto. Deus é capaz de tornar todas as coisas limpas e mudar a maneira de pensar das pessoas.
Deus mostrou a Pedro que Ele podia tornar todas as coisas limpas. Ele usou os alimentos “não limpos” como exemplo, para desafiar Pedro na sua recusa em manter os hábitos Reais. Fazendo com que outros que não perpetuassem nesses hábitos Reais, também pudesse ter a salvação, através de Mateus 15: 17-18 “17 Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora?
18 Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.
Holly Emmanuel I Selassie I Jah Rastafar I
Daniel 1: 1-18
No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.
2 E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus.
3 Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres,
4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.
5 E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6 Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
7 Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.
8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
13 Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.
14 Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
16 Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.
17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.
18 E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor.
Esta história vem de uma época em que Judá havia sido invadida e capturada pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor. Ele queria ensinar as pessoas do país que ele agora controlava sobre sua própria cultura e religião.
Daniel queria mostrar claramente que não desejava perder suas próprias crenças e tradições como judeu. Ou seja compreendemos que é nós que determinamos e mantemos nossa dieta dento domínio próprio.
E hoje não à somente a carne, temos os produtos animais, químicos e etc, para nos alterar, comportamentos, meios e modos de vida.
Provérbios 23:20-21
"Não estejais entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem."
Tenhamos sempre em mente:
1 Coríntios 6:19 "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
1 Coríntios 3:16-17 “ Vocês não sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês.”
Holly Emmanuel I Selassie I Jah Rastafar I
Nós pertencemos a Jah Rastafari e nosso corpo nunca deve ser profanado por nenhum tipo de impureza e imoralidade. Através do nosso corpo devemos glorificar a D-us. Amando a vida, o planeta a si próprio.
Rastafari volta ao principio da criação ou seja aos princípios Reais de D-us. Como Rainhas da criação e conduta virtuosa devemos nos orientar sobre nossas hábitos, um deles que nos traz vigor e saúde é a alimentação saudável, que vamos perdendo com a globalização, com o capitalismo e com a manipulação comercial dos produtos elaborados com matéria prima natural. Ou seja pega o que é bom e transforma eu mal. Não vamos escolher coisas más, que nos destrói corroendo a vida. A escolha é nossa, pois a promessa existe em Isaías 11:6-7 “ Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá.
A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.”
Holly King Selassie I Jahovia Jah Rastafar I.
Saiba:
Nutrientes
Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.
O corpo precisa de uma variedade de nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras , vitaminas e minerais - que estão presentes nos alimentos que consumimos.
· As proteínas são necessárias para formar e manter a massa muscular, o sangue, a pele e os ossos, bem como outros tecidos e órgãos do corpo.
· Os carboidratos e as gorduras são a principal fonte de energia, apesar de algumas gorduras também fazerem parte do grupo de nutrientes que são necessários como «materiais de construção» e para ajudar o corpo a utilizar determinadas vitaminas.
· As vitaminas e os sais minerais são necessários em menores quantidades do que as proteínas, as gorduras e os carboidratos, mas são essenciais para uma boa nutrição. Ajudam o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a saúde. Alguns minerais também fazem parte da formação de tecidos corporais; por exemplo, os ossos e os dentes contém cálcio e flúor e o sangue contém ferro.
· Fibras e água limpa também são fundamentais para uma boa alimentação.
Todos os alimentos contêm nutrientes, mas diferentes alimentos contêm distintas quantidades e tipos de nutrientes.
· Os alimentos ricos em proteínas -Lentilha, Feijão, Milho fresco, Ervilha, Cenoura, Espinafre, Brócolis, Berinjela, Couve-flor, Repolho, Grão de bico, Soja em grão, Quiabo, Moranga, Vagem, Broto de feijão, Abacate, Maçã, Pêra e etc...
· Os alimentos ricos em carboidratos - são arroz, milho, trigo e outros cereais, alguns tipos de batatas, inhame e raízes ricas em amido, e também o açúcar.
· Os alimentos ricos em gordura - são óleos, coco, abacate, cacau,castanhas e soja etc..
· Os alimentos ricos em vitamina A - são verduras e legumes de cor verde escura, a cenoura, a batata baroa, abóbora, manga, mamão...
· Os alimentos ricos em vitaminas B - são verduras e legumes de cor verde escura, amendoim, feijões, grão-de-bico, cereais...
· Os alimentos ricos em vitamina C – são frutas e a maioria das verduras e legumes, incluindo batatas.
· Os alimentos ricos em ferro - são amendoim, feijões, grãos de bico, folhas verdes escuras e frutos secos...
Vitaminas
As vitaminas são compostos químicos essenciais à vida e vitais à manutenção, saúde e crescimento do organismo humano.
O ser humano sadio adulto necessita diariamente das seguintes vitaminas: (Guyton, 1988)
Vitamina A ........ 5000UIVitamina B1........ 1,5 mgVitamina B2........ 1,8 mgNiacina .............. 20 mgÁcido Fólico........ 0,4 mgB6 ..................... 2 mg
|
B5 ............ desconhecidaB12..................... 3 µ gC ....................... 45 mgD ....................... 400UIE ........................ 15UIK .................... nenhuma
|
Saiba um pouco mais sobre as vitaminas na tabela abaixo.
VITAMINAS: SUAS FUNÇÕES E FONTES DE ORIGEM
|
Vitamina
|
Observações
|
Funções
|
Estados Carenciais
|
Fontes de Origem
|
|
Vegetal
|
A
|
Lipossolúvel (em excesso prejudica)
|
1. Favorece o crescimento normal 2. Protege a visão e participa da formação da púrpura retiniana 3. Protege os epitélios 4. Participa do metabolismo dos corticóides, colesterol e hormônios sexuais 5. Aumenta a resistência às infecções - efeito indireto devido à proteção à pele e mucosas 6. Estimula a formação da dentina e do esmalte
|
1. Distúrbios oculares: xeroftalmia (secura da conjuntiva), hemerolepia (cegueira noturna), querotomálacia (ulceração da córnea), dificuldade de adaptação visual e fotofobia 2. Distúrbios cutâneos e das mucosas 3. Diminuição da resistência às infecções 4. Atraso no crescimento
|
Geralmente, em forma de precursores: cenoura, pimentão, alface, agrião, abóbora, beterraba, tomate, espinafre, couve, manga, mamão, banana e vegetais de cores vermelha, laranja amarela e verde-escuro
|
B1
|
Hidrossolúvel (destrói-se com o calor. Tem suas necessidades aumentadas quando se ingere álcool ou açúcar refinado)
|
1. Favorece o crescimento e o metabolismo dos tecidos 2. Aumenta o apetite 3. Estabelece o equilíbrio nervoso
|
1. Beribéri 2. Falta de apetite, cansaço 3. Constipação atônica 4. Debilidade muscular 5. Irritabilidade
|
Levedura, arroz integral, trigo integral, aveia, batata, ervilha, leguminosas, maçã, pêra, ameixa, pêssego, banana, nozes, folhas verdes
|
B2
|
Hidrossolúvel (destruída pela luz)
|
1. Protege a pele 2. Protege os olhos 3. Dá vitalidade às células nervosas 4. Favorece o crescimento e o metabolismo dos tecidos
|
1. Queilose (fissura nos lábios) 2. Estomatite e glossite 3. Prurido (dermatite) 4. Antibioticoterapia prolongada
|
Levedura, trigo integral, soja, vagem, leguminosas, ameixa, pêra, folhas verdes
|
B5
|
|
1. Atua na síntese de várias substâncias de importância biológica 2. Auxilia o metabolismo em geral
|
1. Dermatite 2. Distúrbio degenerativo do sistema nervoso 3. Transtornos gastrintestinais
|
Levedura, trigo, aveia, arroz integral, batata, ervilha, couve, couve-flor, tomate
|
B6
|
Hidrossolúvel
|
1. Atua em certas funções do sistema nervoso 2. Ativa o metabolismo protéico
|
1. Degeneração e atrofia de vários órgãos 2. Disfunção do sistema nervoso central 3. Alterações cutâneas
|
Batata, legumes, melado, trigo integral
|
B12
|
|
1. Regula o anabolismo protéico 2. Influi na hematopoiese
|
1. Anemia perniciosa
|
Levedura
|
Ácido fólico
|
|
1. Importante para muitas reações metabólicas
|
1. Anemia nacrocítica da gravidez e da lactação
|
Trigo integral, batata, espinafre, ervilha, feijão, cenoura, laranja, levedura, vegetais folhosos
|
C
|
Hidrossolúvel (destrói-se com o a fervura a armazenagem larga)
|
1. Favorece o crescimento 2. Fortalece os ossos 3. Dá vitalidade às gengivas 4. Dá vitalidade aos vasos 5. Aumenta a resistência orgânica 6. Reforça a atuação do ferro 7. Efeito antiestresse
|
1. Escorbuto 2. Gengivites 3. Diátese hemorrágica (vasos frágeis) 4. Diminuição da resistência às infecções 5. Perda do apetite, cansaço
|
Pimentão verde, tomate, espinafre, ervilha, cenoura, brócolis, limão, laranja, cajá, goiaba, mamão, abacaxi
|
D
|
Lipossolúvel (o organismo sintetiza esta vitamina devido à presença do ergosterol na pele e é prejudicial em excesso )
|
1. Influencia o equilíbrio do cálcio e fósforo 2. Favorece a absorção intestinal do cálcio 3. Favorece a retenção de cálcio e fósforo nos ossos e dentes
|
1. Raquitismo 2. Osteomalácia
|
Cacau
|
E
|
|
1. Influencia a função reprodutora 2. Favorece o metabolismo muscular 3. Antioxidante, protege as células de danos e degeneração
|
1. Esterelidade carencial 2. Distrofia muscular
|
Germes de cereias, óleos vegetais, sementes, nozes, castanha, banana, repolho, espinafre, folhas verde-escuras
|
H
|
|
1. Protege a pele 2. Favorece o metabolismo das proteínas e glicídios
|
1. Furunculose carencial 2. Seborréia do couro cabeludo (caspa) 3. Eczema carencial
|
Levedura, arroz integral, ervilha, banana, laranja, maçã, nozes
|
K
|
Lipossolúvel (o organismo bem nutrido que recebe quotas adequadas de vegetais sintetiza esta vitamina nos intestinos, em presença de bile
|
1. Atua na coagulação do sangue (indispensável ao fígado para a formação da protrombina) 2. Protege os vasos sangüíneos
|
1. Hemorragias espontâneas
|
Repolho, espinafre, folhas em geral, vagem, ervilha, cenoura, óleos vegetais, alfafa
|
PP
|
Hidrossolúvel
|
1. Indispensável para que a energia dos alimentos seja aproveitada
|
1. Pelagra 2. Lesões na pele e mucosas 3. Parestesias 4. Perda de energia
|
Levedura, nozes, trigo, aveia, arroz integral, centeio integral, amendoim, café, chá mate, couve, cenoura, cebola, espinafre, tomate, pimentão, vagem, soja, pêra, maçã, ameixa, pêssego, limão, leguminosas
|
P
|
Quase identificada com a Vitamina C
|
1. Favorece a vitalidade dos vasos sangüíneos e a pele
|
Limão, espinafre, páprica, folhas verdes (algumas)
|
Fonte: Hortalimpa
Os sais minerais são substâncias vitais de que compõe uma boa parte do nosso tecido corporal. São encontrados em frutas, vegetais, melado e mel de abelha.
Requisitos minerais diários (Guyton, 1988):
Sódio ................. 1,0 gPotássio ........... 2,5 gCloreto .............. 2,5 gCálcio ................ 1,0 gFosfato ............. 1,5 gFerro ................. 12,0 g
|
Iodo ................ 250 gMagnésio ...... desconhecidoCobalto .......... traçosCobre ............. traçosZinco .............. traçosFlúor ............... traços
|
Saiba um pouco mais sobre os sais minerais na tabela abaixo.
MINERAIS: SUAS FUNÇÕES E FONTES DE ORIGEM
|
Mineral
|
Funções principais
|
Fontes de Origem
|
|
|
Vegetal
|
Cálcio
|
1. Componente básico da estrutura óssea 2. Responsável pela consolidação das fraturas 3. Atua na coagulação sangüínea 4. Estabelece o equilíbrio com o fósforo 5. Função antialérgica e desintoxicante
|
Alface, couve, repolho, cebola, espinafre, brócolis, batata-doce, feijão, laranja e outros cítricos, pão integral, frutas oleaginosas
|
Fósforo
|
1. Formação de tecidos duros 2. Componente das células nervosas e cerebrais 3. Equilíbrio do quociente ácido-básico do sangue 4. Protege os músculos 5. Atua na formação do glicogênio 6. Estabelece o equilíbrio com o cálcio 7. Favorece a absorção da glicose e da vitamina B2
|
Feijão, repolho, cebola, couve, abóbora, cenoura, ameixa, abacaxi, grãos de leguminosas
|
Ferro
|
1. Responsável pela formação dos glóbulos vermelhos do sangue 2. Veículo do oxigênio nos tecidos (respiração celular)
|
Feijão, vagem, agrião, beterraba, tomate, alface, cebola, pimentão, repolho, batata, leguminosas, banana, frutas secas, mel, melado
|
Potássio
| |
Melado, arroz integral, raízes, batatas, frutas oleaginosas, frutas secas, mel, melado
|
Sódio
|
1. Estabelece o equilíbrio hídrico 2. Estabelece o equilíbrio ácido-básico 3. Responsável pela formação de ácido clorídrico no estômago 4. Evita câibras
|
Cereais integrais
|
Iodo
|
1. Protege a glândula tireóide 2. Evita o bócio endêmico 3. Regula o metabolismo 4. Evita a queda dos cabelos 5. Atua no funcionamento nervoso 6. Auxilia o desenvolvimento sexual e a inteligência
|
Cebola, tomate, couve, repolho, espinafre, agrião, alface, aveia, algas marinhaz
|
Magnésio
|
1. Com o cálcio exerce influência decisiva na excitabildiade neuromuscular 2. Participa na formação dos ossos 3. Participa no sistema enzimático 4. Auxilia o metabolismo dos glicídios e do cálcio
|
Folhas verdes, feijão, vagens, lentilhas, soja, frutas oleaginosas, melado, banana
|
Enxofre
|
1. Faz parte da molécula protéica 2. Intervém na função respiratória 3. Facilita a fixação do hidrogênio
|
Repolho, couve-flor, pepino, pimentão, cebola, feijão, leguminosas em geral, amendoim
|
| | | |
Fonte: Hortalimpa
Link’s de compartilhamento sobre o tema:
/ / /
Fontes:
http://www.jesusvoltara.com.br/info/regime.htm
http://guiame.com.br/v4/54395-1700-Gastronomia-O-que-diz-a-B-blia-.html
http://www.bibliacomentada.com/Busca.aspx?Palavra=alimento#
http://www.mulherdeclasse.com.br/nutrientes.htm
http://tilz.tearfund.org/Portugues/PILARES/Alimenta%C3%A7%C3%A3o+saud%C3%A1vel/PILARES+Alimenta%C3%A7%C3%A3o+saud%C3%A1vel+Estudos+b%C3%ADblicos.htm
http://www.bibliaon.com
www.feedingminds.org/level2/lesson1/foodforlife_pt.htm
http://www.feedingminds.org/level2/lesson1/foodforlife_pt.htm
Em cache - Similares