Translate / Tradução

Documentário - Mulher Rastafari, quem a achará?

terça-feira, 30 de abril de 2013

Passagens do Velho Testamento Referente às Profetisas



Vamos estudar passagens no Velho Testamento sobre mulheres profetisas.

Nós precisamos lançar mão à tradução judaica, pois a nossa encobre o fato que é mulheres que estavam proclamando. No hebraico "as mulheres que proclamam as boas novas" (hamevasseroth) é o artigo feminino mais o piel particípio feminino plural que tornam claro que foram as mulheres que estavam proclamando.
Salmos 68:12 - O Senhor dá a palavra; As mulheres que proclamam as boas novas (hamevasseroth) são uma grande multidão. (The Lord giveth the word; The women that proclaim the tidings are a great host.
(The Holy Scriptures. The Jewish Publication Society, p. 916.)
Salmos 68:11 - O Senhor proclama a palavra: grande é a companhia dos que anunciam as boas-novas.
(A Bíblia Sagrada, Versão Imprensa Bíblica Brasileira, p. 628.)
Este lapso de não traduzir o feminino não é por falta de perícia.
O profeta Joel profetizou que "as vossas filhas profetizarão"
Joel 2:28-29 - Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Deus chamou e usou profetisas no Velho Testamento.
Leonard Swidler no seu livro Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), trata de mulheres profetas.
Há uma variedade de características que são atribuíveis aos profetas, mas basicamente um profeta é um através do qual Deus fala. A palavra hebraica para profeta é nabi, e sua forma feminina é nebiah. É usada a referir a quatro mulheres específicas na Bíblia hebraica. A única outra vez que a palavra nebiah é usada está em Is. 8:3, onde aparentemente se refere à esposa do profeta.
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 85.)

Talvez a última referência na Bíblia hebraica a mulheres profetizando ocorra nos escritos do profeta provavelmente pos-exílico Joel. Ele não hesita em usar a forma do verbo "profetizar" (nb') em se referir a mulheres:
Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão (nibe'u). (Joel 2:28-29)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 85.)

Nós somos informados em Num. 26:59 e I Cron. 5:29 que Miriã, Moisés, e Arão foram irmãos. Desde que eles são os únicos mencionados, Miriã é suposta a ser a irmã de Moisés referida na história de Ex. 2:4-9, que ofereceu achar uma ama-de-leite hebraica para o menino exposto da filha de Faraó -- Moisés. Miriã foi chamada pelo escritor mais antigo da Bíblia (J) uma mulher profetisa (nebiah) quando ela cantou um cântico de vitória sobre Yahweh na ocasião da fuga dos israelitas do exército de Faraó:
Então, Miriã, a profetisa (nebiah), irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. (Ex. 15:20-21)
Que Miriã foi uma profetisa, quer dizer, uma através da qual Deus falou, foi também claramente implícito numa outra passagem:
Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ... E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? (Núm. 12:1-2)
O profeta Miquéias, que viveu durante o século oitavo A.E.C. (antes da Era Comum), foi aparentemente o recipiente de uma tradição que deu Miriã um papel de liderança muito significativo na história primitiva Israelita -- uma proeminência que alguns estudiosos das Escrituras acreditam que foi mais tarde baixada em parte de modo a elevar Moises até mais alto -- será que também pudesse ser porque mulheres profetas e líderes religiosas estavam associadas com as sacerdotisas da Deusa? De qualquer maneira, Miquéias se refere a Miriã e Moisés e Arão no mesmo nível:
Ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim. Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã. (Miquéias 6: 3-4)
A história da repreensão da Miriã (Núm. 12:1-16) é um tanto confusa e desequilibrada, outra vez levantando a questão de se foi escrita, ou revisada, para rebaixar Miriã face a face com Moisés e Arão. O primeiro elemento da confusão é que ambos Miriã e Arão (com Miriã na liderança) "falaram contra" Moisés em conexão com a mulher cuchita com quem ele casou (Núm. 12:1), mas o que então seguiu aparentemente não teve nada a ver com a mulher cuchita. Ao contrário, se focalizou na afirmação de Miriã e Arão de ser líderes, profetas dos israelitas junto com Moisés. Concebivelmente uma rixa sobre o casamento com uma estrangeira pode ter precipitado um confronto sobre o poder, mas aquela não está clara nas Escrituras. O que está claro é que a Miriã, uma mulher reivindicou liderança, profecia, falar por Deus, e foi rebaixada.
O segundo elemento problemático nesta história é que embora ambos Miriã e Arão juntamente, igualmente, disputaram a liderança solitária de Moisés, somente a Miriã foi punida -- e muito severamente! Ela foi feita uma leprosa, alguém que contaminaria os outros que tiveram contato com ela. ... Mas porque é somente a mulher que "se tornara leprosa" e é, portanto isolada? ... Foi isso de alguma maneira ligado a condição social relativamente alta que mulheres tiveram no Egito do qual os israelitas estavam fugindo, e com as sacerdotisas de lá que serviram a poderosa Deusa?
Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), pp. 85-86.)
Até se pode datar o conteúdo difícil do Livro de Juízes, Débora é dita a ter vivido talvez no século doze A.E.C., quer dizer, antes do estabelecimento do Reino de Israel debaixo de Saulo, Davi, e Salomão. Débora é chamada uma profetisa, nebiah. Ela foi uma porta-voz de Yahweh:
Ora, Débora, profetisa ... julgava a Israel naquele epoca. ... Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes-Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor. (Juízes 4:4, 6)
Como já foi notado, Débora foi também chamada uma juíza, quer dizer, uma que dispensa justiça e é de maneira especial um instrumento para a justiça de Deus. No papel anterior ela exerceu o então mais alto papel de liderança em potencial em Israel:
Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento. (Juízes 4:4-5)
[É interessante notar que tão tardio como o oitavo século A.E.C. há relatos que mulheres serviram como juízes e magistradas fora de Israel, em Nimrud no norte da Mesopotâmia -- ver Stone, When God Was a Woman (Quando Deus Foi Mulher), p. 44.]
Neste último papel, como um instrumento especial da justiça de Deus, Débora exerceu a liderança mais decisiva, pois quando Israel foi literalmente oprimido ela conclamou homens e a vontade de lutar pela liberdade. O general israelita disse que ele somente lutaria se ela abrisse o caminho, o que ela fez. Débora deu a ordem de atacar, e a vitória foi de Israel. Depois:
E a terra teve sossego por quarenta anos. (Juízes 5:32)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p.87.)
Hulda foi a terceira mulher dada o título de profetisa nebiah durante o reino de Josias o rei reformador de Yahweh na última parte do século sete A.E.C. É a única vez que ela aparece na Bíblia, mas aquela aparição é muito extraordinária. Josias teve embarcado numa reforma religiosa, no meio da qual Hilquias, o sumo sacerdote do Templo em Jerusalém, disse que ele tinha descoberto o livro da lei de Yahweh -- presumidamente uma forma antiga do presente livro de Deuteronômio. O livro foi apresentado ao rei piedoso, que foi profundamente impressionado pelo livro e também profundamente perturbado que as suas prescrições não estivessem sendo cumpridas -- tanto que ele rasgou seus vestes, mandou chamar seus principais conselheiros e o sumo sacerdote e disse: "Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelo povo ... ". (II Reis 22:13) A coisa extraordinária, de um ponto de vista, é que foram para uma profetisa! É extraordinário em vista da grande hostilidade de longo tempo entre os devotos de Yahweh e os devotos da Deusa, ou sobre o nome de Asherah, Astarte, ou Anath. Por exemplo, em II Reis 23, quando as reformas religiosas do Rei Josias são descritas, a destruição dos santuários de Asherah ou Astarte é mencionada especificamente seis vezes em versículos 4 a 15 (vs. 4, 6, 7, 13, 14, 15). Por outro lado, talvez porque a adoração da Deusa foi tão difundida e o papel religioso proeminente que as mulheres naturalmente tiveram tão costumeiro, a presunção óbvia que Josias, Hilquias, e os outros devotos de Yahweh claramente tiveram a respeito de uma mulher sendo capaz de ser a porta-voz da deidade, até de Yahweh, não foi de admirar.
Os emissários do rei aproximaram-se a Hulda nos moldes comuns, e ela respondeu da maneira profética comum, quer dizer, ela começou com a frase: "Assim diz o Senhor". Ela proferiu avisos terríveis pelos malefícios.
Então o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram ter com a profetisa (nebiah) Hulda ... E ela lhes respondeu: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: ... Todavia ao rei de Judá, que vos enviou para consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ... Então voltaram, levando a resposta ao rei. (II Reis 22: 14-20)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), pp. 88-89.)
Uma estudiosa tem notado que ao começo do julgamento crucial a respeito de que livros deveriam ser aceitos no cânon da Bíblia nós achamos uma mulher, Hulda.
Josias como rei e chefe do povo judaico aceitou a avaliação da Hulda do rolo como a palavra autêntica de Yahweh e entrou num pacto com Yahweh para seguir todos os mandamentos e decretos no rolo. Isso marcou a primeira vez que qualquer parte das escrituras hebraicas foi oficialmente reconhecida como autêntica. O reconhecimento de Josias do Livro da Lei, então, representa o início do nosso cânon bíblico. E a autoridade de fazer julgamento nesta entrada inicial no cânon foi dada a uma mulher. Ao começo da Bíblia nós achamos Hulda; nela nós descobrimos a primeira autoridade, a fundadora dos estudos bíblicos. Como é poderemos perdê-la de vista todos estes anos?
(Arlene Swidler, "In Search of Huldah", The Bible Today, November 1978, p. 1783.)
A narrativa pré-exílica sobre Hulda, do sétimo século, é a última referência na Bíblia hebraica a respeito de uma mulher profetisa (nebiah), a não ser (a referência mais geral de Joel 2:28, discutida acima): uma referência muita breve a Noadias (cujo nome, é interessante saber, significa "Yah(weh) se reune"), que tem o título de profetisa (nebiah), mas uma que aparentemente tentou atemorizar impropriamente o restaurador de Jerusalém, Neemias. Se mulheres podem ser profetisas, elas presumivelmente, como homens, também podem ser profetisas falsas. A Escritura simplesmente diz:
Lembra-te, meu Deus, de Tobias, conforme estas suas obras; e também da profeta (nebiah) Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me. (Neh. 6:14)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 89.)
Há mais uma passagem no Velho Testamento que fala muito naturalmente a respeito da mulher pregadora e mostra que é o conteúdo da mensagem e não o gênero da pessoa que é o importante.
E tu, ó filho do homem, dirige o teu rosto contra as filhas do teu povo, que profetizam de seu próprio coração; e profetiza contra elas. (Ezequiel 13:17)
Vamos estudar passagens no Novo Testamento que são à base da pregação (profetizção) pela mulher e também, os sete exemplos de profetizas: Ana, a mulher samaritana, as quatro filhas de Filipe, e Jezabel. Devemos entender que mais tarde na história as mulheres foram mandadas parar de falar e pregar (profetizar), mas isso não é o ensino dos evangelhos.
Nós não vamos entrar no estudo de conciliar os versículos usados contra a liderança da mulher na igreja (1 Cor. 11:2-16, 1 Cor. 14:34-35, 1 Tim. 2:8-15) e nem no estudo das passagens que recomendam que a mulher casada se sujeita ao seu marido (Efé. 5:21-33, Col. 3:18, 1 Ped. 3:1-7), pois estes são estudos muito grandes.
Antes de entrar na parte do estudo sobre o Novo Testamento, é bom saber um pouco sobre palavras em grego que não foram traduzidas e sim transliteradas.
Transliteração é o processo de escrever as letras de uma língua em as letras de outra língua, neste caso grego em português. É então polida um pouco a palavra para soar melhor em português, porém, ainda fica uma palavra não traduzida em grego.
III. 1. - Mulheres Acompanhavam Jesus e os Doze nas Viagens de Cidade em Cidade
Lucas 8:1-3 - Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades; Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, Mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens. (Harmonia, p. 54)
III. 2. - As Mulheres Estavam Juntas Quando Jesus Voltou Secretamente pela Galiléia para Ensinar aos seus Discípulos, e a Predizer Novamente a sua Morte e Ressurreição
Marcos 9:30-32 - Depois, tendo partido dali, passava pela Galiléia, e ele não queria que ninguém o soubesse; porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá. Mas eles não entendiam esta palavra, e temiam interrogá-lo.
(Veja também Mateus 17:22-23 e Lucas 9:43B-45.) (Harmonia,
Lucas 24:4-8 - Eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes ... eles lhes disseram ... Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia, dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. Lembraram-se então das suas palavras.
(Harmonia, p. 215)
Anjos mandaram as mulheres falarem aos discípulos e a Pedro; Jesus mandou não temais, ide dizer a meus irmãos; as mulheres voltando do sepulcro anunciaram todas estas coisas aos apóstolos e aos demais; Jesus mandou Maria Madalena a ir para os irmãos e dizer-lhes. Porisso Maria Madalene tem sido chamado a apóstola aos apóstolos.
Podemos nos perguntar se anjos e Jesus entenderam bem à sociedade em que estes homens e mulheres viviam? Isso é uma pergunta até indelicada. Claro que entenderam. Estas passagens devem nos ensinar que tanto mulheres como homens falaram à vontade no meio dos discípulos de Cristo. Se mais tarde tentaram por fim a esta prática, para se conformar com o mundo, devemos conciliar aquelas passagens com o ensino de anjos e Jesus.
Mateus 28:7-10 - (O anjo disse) ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos, e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. ... E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. Então lhes disse Jesus; Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.
(Harmonia, pp. 214, 216)
Marcos 16:7 - (Um moço ... vestido de alvo manto ... disse) Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
(Harmonia, p. 214)
Lucas 24:9-10 - E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhe deram crédito.
(Harmonia, p. 214)
João 20:17-18 - Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi ao Senhor! -- e que ele lhe dissera estas coisas.
(Harmonia, p. 216)
Atos 10:39-43 - "Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse (que se tornasse visível) não a todo o povo, mas às testemunhas predeterminadas (prokecheirotonehmenois) por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome."
Atos 10:40-41a - A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse (que se tornasse visível), não a todo o povo, mas às testemunhas predeterminadas (prokecheirotonehmenois) por Deus ... este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
Atos 14:23 - (Paulo e Barnabo) E, havendo-lhes feito eleger (cheirotonehsantes) anciãos em cada igreja, e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
2 Coríntios 8:18-19 - E juntamente com ele (Tito) enviamos o irmão cujo louvor no evangelho se tem espalhado por todas as igrejas; e não só isto, mas também foi escolhido (cheirotonehtheis) pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem no tocante a esta graça que por nós é ministrada para glória do Senhor e para provar a nossa boa vontade.

Atos 2:1-6 - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se à multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Atos 2:16-18 - Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Pedro achou que a profecia de Joel de que "suas filhas profetizarão" foi cumprida no dia de Pentecostes. Nossa atitude como crentes deve ser de crer na profecia de Joel e de acreditar com o missionário (apóstolo) Pedro que este dia se cumpriu no dia de Pentecostes com a vinda do Espírito Santo.
Que eu saiba, não há teólogos que negam que as mulheres receberam os dons do Espírito Santo, mas que há teólogos que negam que elas devam exercer todos os dons recebem. Em ler as passagens que tratam dos dons, pergunte-se a si mesmo quais os dons que na sua mente são reservados para os homens e não devem ser exercidos pelos mulheres.
Romanos 12:4-8 - Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Romanos 11:29 - Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.
I Cor. 12:1, 4-11, 13, 18, 27-28, 31.
vs. 1 - Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
vs. 4- 11 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria: a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência: a outro, pelo mesmo Espírito, a fé: a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar: a outro a operação de milagres: a outro a profecia, a outro o dom de discernir espíritos: a outro a variedade de línguas: e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
vs. 13 - Pois, em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
vs. 18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
vs. 27-28 - Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
vs. 31 - Mas procurai com zelo os maiores dons.
I Coríntios 14:
vs. 1-4 - Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
vs. 5 - Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
vs. 12 - Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.
vs. 26-30 - Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete ... E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se of primeiro.
vs. 31 - Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados.
vs. 39 - Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
Efésios 4:7, 11-12 - Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo ... E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra de ministério, para edificação do corpo de Cristo.
I Pedro 4:10-11 - Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.

Atos 8:3-4 - Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.
(Veja também Atos 9:1-2; Atos 22:4-5; Atos 26:9-11; 1 Cor. 15:9; Gál. 1:13-14; Fil. 36)

Campanha informe seu próximo ( baixe,imprima e distribua)

Campanha informe seu próximo ( baixe,imprima e distribua)
A campanha informe seu próximo está de pé para levar conhecimento e respeito as pessoas que não sabem nada sobre Rastafari, ou tem um pré-conceito achando o que não é. Por isso e tantas mais baixe, imprima e distribuía a todo próximo.Instruções: 1) Baixe o arquivo em pdf para imprimi-lo http://www.4shared.com/office/jndyn_sa/Campanha_informe_seu_proximo.html 2) Imprima frente e verso. Ao imprimir a 1ª folha vire-a de ‘ponta cabeça’ e imprima a 2ª folha (Veja o esquema de sua impressora) 3) Dobre no sentido de cada imagem da 1ª folha, obterá 2 dobras 5 partes do folhetim, está pronto para distribuir.

Pure Queen R7 ★

Minha foto
Ilhéus/ Ba, Brazil
O projeto Pure Queen R7★ é um trabalho realizados pela Irmã Yrla Oliveira ao trabalho de repatriar a educação e libertação de uma vida reta , os princípios reais de Jahovia Jah Rastafari em Êx 20 e 31 também em Lv 12,15 ,18 do único Deus de amor, verdade e bem . Temos o objetivo de orientar e educar para que possa desenvolver um conhecimento uma alternativa de visão a uma vida regida pela lei do Criador, dando oportunidade a outras áreas e ponto de vista, na realidade do mundo carnal e espiritual. Beneficiando a estrutura vital de um individuo. Nosso trabalho está também no contato diário para a quem se tem interesse com racionamentos explicativos no conhecimento e fé Rastafari. Podendo nós contatar pelo Facebook: facebook.com/Pure-Queen-R7- e-mail: purequeenr7@homail.com Pure Queen R7★

Língua Etíope

Amárico (Amarinnya) é a língua nacional deEthiopia, e como tal é muito importante para rastafaris. Derivado do antigo Gi 'iz (Ge `ez às vezes soletrado), é um semita linguagem, também relacionado com outras línguas, como hebraico e árabe.

Amlak = Deus

Fiqir = Amor
Assim Fiqir Bandinet =
'Love One' .
"Fiqir '(' Love ') escrita em etíope

Haile Selassie O nome
Haile Selassie significa literalmente '
Poder ( Haile ) da Trindade ( Selassie ) '.

Iyesus Kristos = nome etíope para
Jesus Cristo
"Iyesus 'escrito no roteiro etíope

"Igzee'abihier A palavra Igzee'abihier ' é o nome etíope para Deus, o que significa literalmente, " Senhor do Universo ".
Este é composto por "Igzee (Senhor) 'ab (pai) bihier (da nação). A frase completa, "Igzee'abihier Yimmesgen , significa "Que Deus seja louvado".
"Igzeeabhier 'escrito no roteiro etíope

Itiopia
(pronunciada com um longo 'ee' de som no início) =
Etiópia
"Itiopia 'escrito no roteiro etíope

Janhoy = o imperador, ou majestade, às vezes, carinhosamente conhecido como 'Ababa Janhoy " (Majestade Pai).

Kebra Nagast = 'Glória dos Reis dos Este texto antigo etíope dá
conta elaborada da reunião do Rei Salomão ea Rainha de Sabá, alegando que eles se tornaram os pais de um filho Menelik, que mais tarde roubaram o tesouro
Arca da Aliança do Templo de seu pai e trouxe-a para morar na Etiópia . Segundo a tradição, ele ainda está lá até hoje.

Alem Medhanie " = " Salvador do Mundo ".

Moa Anbesa Ze'imnegede Yehuda =
Leão Conquistador da Tribo de Judá Um lema dos monarcas etíopes, e muitas vezes ligado ao do Imperador nome. Ver Apocalipse 5:05 .
'

Nigus A palavra
Nigus (às vezes transliterado " Negus ', mas' nih-goose 'pronunciado) significa' rei ',' imperador '. Daí também as frases, Negusa Negest ze Itiopia , que significa "imperador da Etiópia", e YeNegustit Nigus 'significado
Rei dos Reis "(ver Apocalipse 19:16). ...YeIsrael Nigus = Rei de Israel, Yetsion Nigus = King of Zion .
"Niguse Negest 'escrito no roteiro etíope

Qedamawi
Qedamawi é ez Ge `para 'primeiro', e também pode significar 'velho 'ou' sagrado'.

Ras Fetari = ' Primeiro Criador ', ou' Criador Cabeça'. Isto não deve ser confundido com 'Ras Tafari' (para a qual, ver abaixo),
embora 'ras' a palavra («cabeça») é a mesma em ambos os casos.

Satta amassagana
Satta amassagana ahamlack, ulaghize é geralmente traduzido como "Dê graças a Deus continuamente". Rigorosamente, no entanto, isso não é muito preciso amárico, para as vogais em amassagana são mal pronunciado. Mais corretamente,
ele deve ser ames-seggene .

Sehumi Igzeeabhier = Eleito de Deus

Sellassie = Trindade
Normalmente usado como um sufixo, como em Haile Selassie , " Poder da Trindade ". O cocept da Trindade (Deus é misticamente Três em Um) nem sempre fazem parte da crença rastafári, e é compreensível considerado por alguns como negar a absoluta unicidade de Deus. No entanto, continua a ser
uma doutrina fundamental da
Igreja Ortodoxa .

Yebrehanu Alem = Luz do Mundo Berhane é 'minha luz' um significado nome amárico. Bob Marley foi batizado na Igreja Ortodoxa Etíope como Berhane Selassie , que significa "Luz da Trindade".

Fonte: http://homepage.ntlworld.com/davebulow/wow/amharic.htm

★The Ethiopia Africa Black International Congress Woman Freedom Liberation League

★ Hon. Empress Esther's Royal Adress to the E.A.B.I.C.'s

Livros disponível para downloads Projeto Omega Nyahbingh

Livros disponível para downloads Projeto Omega Nyahbingh
Esse material faz parte do "Projeto Omega Nyahbinghi", que busca resgatar e valorizar o aspecto feminino da vivência Rastafari. Aqui reunimos textos que buscam informar, incentivar e inspirar mulheres e homens que procuram conhecer, estudar e vivenciar Rastafari. Edição Especial totalmente destinada à Mulher Rastafari, a mulher original. EU&EU homenageia a mulher que busca sua essência resistindo a padrões estéticos e morais impostos a ela desde seu nascimento. Essa mulher que resgata em sua vivência e seu próprio corpo suas raízes nobres etíopes, da terra original: AFRIKA! Baixe: http://www.4shared.com/office/9RrY289A/LivroEUEUMulherRastafarionline.html

Marcus Mosiah Garvey - A Estrela Preta (baixe aqui)

Marcus Mosiah Garvey - A Estrela Preta (baixe aqui)
Este é o primeiro livro em português sobre Marcus Mosiah Garvey. Este livro contém textos que falam sobre o Profeta, seus feitos e sua biografia. Contém também traduções inéditas de poemas, artigos e outros textos seus.Marcus Mosiah Garvey é um dos mais importantes intelectual e ativista pan africano do século 20. Consolidou as mais notáveis e bem sucedidas organizações da diáspora negra, com caráter transnacional. É considerado como um líder espiritual e político por milhares de africanos pelo mundo todo, e é visto como o mais importante Profeta para os Rastafaris.

"Quando Deus viu que o seu povo pereceria porque não via a Luz da Vida, escolheu os melhores de Israel, para que pudessem fazer a Luz da Vida Brilhar diante dos filhos dos homens, e os escolhidos foram chamados Essênios, porque ensinavam os ignorantes e curavam os enfermos, e se reuniam na véspera de cada sétimo dia para alegrar-se com os Anjos." Este livro contém os principais textos antigos dos Essênios Baixe : http://www.4shared.com/office/jdUfy6mY/OEvangelhoEsseniodaPaz_online.html

Revistas EU&EU Realidade Rasta (baixe aqui)

Revistas EU&EU Realidade Rasta    (baixe aqui)
As edições periódicas do "Eu&Eu" trazem diversos temas relacionados à vivência Rastafari, procurando passar informação e educar através dos textos. Desde lá, a Revista do Eu&Eu já conta com 8 edições periódicas, e uma edição especial: "Especial Coroação".Edições Periódicas 8ª edição (baixe aqui)

Especial Coroação (baixe aqui)

Especial Coroação  (baixe aqui)
As edições periódicas do "Eu&Eu" trazem diversos temas relacionados à vivência Rastafari, procurando passar informação e educar através dos textos. ( baixe aqui)

Revista EU&EU Realidade Rasta Infantil para Downloads

Revista EU&EU Realidade Rasta Infantil para Downloads
Nessa Edição: África e Africanos, Tambores Nyahbinghi, Mulher Rastafari; Amor e União; Ancestrais importantes de Nossa História; Cuidando da Terra. Contamos com a colaboração dos artistas: Wallace Bidu, Silvana Coelho, David Amen e Leandro Segga. Baixe: http://www.4shared.com/office/EfDTtFR-/1edRevistaEUeEUCriancaRasta.html

Nessa edição: Vida de Haile Selassie; A Igreja Cristã Ortodoxa da Etiópia; Alimentação Ital e a relação com a Mãe da Criação; A importância da oração. Colaboração dos artistas: Wallace Bidu, Silvana Coelho e Mario Band. Baixe : http://www.4shared.com/office/MDEJK_4c/2edRevistaEUeEUCriancaRasta.html