Vamos
estudar passagens no Velho Testamento sobre mulheres profetisas.
Nós
precisamos lançar mão à tradução judaica, pois a nossa encobre o fato que é
mulheres que estavam proclamando. No hebraico "as mulheres que proclamam
as boas novas" (hamevasseroth) é o artigo
feminino mais o piel particípio feminino plural que tornam claro que foram as
mulheres que estavam proclamando.
Salmos 68:12 - O Senhor dá a
palavra; As mulheres que proclamam as boas novas (hamevasseroth)
são uma grande multidão. (The Lord giveth the word; The
women that proclaim the tidings are a great host.
(The Holy Scriptures. The Jewish Publication Society, p. 916.)
(The Holy Scriptures. The Jewish Publication Society, p. 916.)
Salmos 68:11 - O Senhor proclama
a palavra: grande é a companhia dos que anunciam as boas-novas.
(A Bíblia Sagrada, Versão Imprensa Bíblica Brasileira, p. 628.)
(A Bíblia Sagrada, Versão Imprensa Bíblica Brasileira, p. 628.)
Este
lapso de não traduzir o feminino não é por falta de perícia.
O profeta
Joel profetizou que "as vossas filhas profetizarão"
Joel 2:28-29 - Acontecerá depois
que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas
filhas profetizarão os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos
terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias
derramarei o meu Espírito.
Deus
chamou e usou profetisas no Velho Testamento.
Leonard Swidler
no seu livro Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher),
trata de mulheres profetas.
Há uma variedade de
características que são atribuíveis aos profetas, mas basicamente um profeta é
um através do qual Deus fala. A palavra hebraica para profeta é nabi, e sua
forma feminina é nebiah. É usada a referir a quatro mulheres específicas
na Bíblia hebraica. A única outra vez que a palavra nebiah é usada
está em Is. 8:3, onde aparentemente se refere à esposa do profeta.
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 85.)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 85.)
Talvez a
última referência na Bíblia hebraica a mulheres profetizando ocorra nos
escritos do profeta provavelmente pos-exílico Joel. Ele não hesita em usar a
forma do verbo "profetizar" (nb') em se referir a mulheres:
Acontecerá depois que derramarei
o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas
profetizarão (nibe'u). (Joel 2:28-29)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 85.)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 85.)
Nós somos
informados em Num. 26:59 e I Cron. 5:29 que Miriã, Moisés, e Arão foram irmãos.
Desde que eles são os únicos mencionados, Miriã é suposta a ser a irmã de
Moisés referida na história de Ex. 2:4-9, que ofereceu achar uma ama-de-leite
hebraica para o menino exposto da filha de Faraó -- Moisés. Miriã foi chamada
pelo escritor mais antigo da Bíblia (J) uma mulher profetisa (nebiah)
quando ela cantou um cântico de vitória sobre Yahweh na ocasião da fuga dos
israelitas do exército de Faraó:
Então, Miriã, a profetisa (nebiah),
irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela
com tamboris, e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque
gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. (Ex. 15:20-21)
Que Miriã
foi uma profetisa, quer dizer, uma através da qual Deus falou, foi também
claramente implícito numa outra passagem:
Ora, falaram Miriã e Arão
contra Moisés ... E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés?
Não falou também por nós? (Núm. 12:1-2)
O profeta
Miquéias, que viveu durante o século oitavo A.E.C. (antes da Era Comum), foi
aparentemente o recipiente de uma tradição que deu Miriã um papel de liderança
muito significativo na história primitiva Israelita -- uma proeminência que
alguns estudiosos das Escrituras acreditam que foi mais tarde baixada em parte
de modo a elevar Moises até mais alto -- será que também pudesse ser porque
mulheres profetas e líderes religiosas estavam associadas com as sacerdotisas
da Deusa? De qualquer maneira, Miquéias se refere a Miriã e Moisés e Arão no
mesmo nível:
Ó povo meu, que é que te tenho
feito? e em que te enfadei? testifica contra mim. Pois te fiz subir da terra do
Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão
e Miriã. (Miquéias 6: 3-4)
A história da repreensão da Miriã
(Núm. 12:1-16) é um tanto confusa e desequilibrada, outra vez levantando a
questão de se foi escrita, ou revisada, para rebaixar Miriã face a face com
Moisés e Arão. O primeiro elemento da confusão é que ambos Miriã e Arão (com
Miriã na liderança) "falaram contra" Moisés em conexão com a
mulher cuchita com quem ele casou (Núm. 12:1), mas o que então seguiu
aparentemente não teve nada a ver com a mulher cuchita. Ao contrário, se
focalizou na afirmação de Miriã e Arão de ser líderes, profetas dos israelitas
junto com Moisés. Concebivelmente uma rixa sobre o casamento com uma
estrangeira pode ter precipitado um confronto sobre o poder, mas aquela não
está clara nas Escrituras. O que está claro é que a Miriã, uma mulher
reivindicou liderança, profecia, falar por Deus, e foi rebaixada.
O segundo elemento problemático
nesta história é que embora ambos Miriã e Arão juntamente, igualmente,
disputaram a liderança solitária de Moisés, somente a Miriã foi punida -- e
muito severamente! Ela foi feita uma leprosa, alguém que contaminaria os
outros que tiveram contato com ela. ... Mas porque é somente a mulher que
"se tornara leprosa" e é, portanto isolada? ... Foi isso de alguma
maneira ligado a condição social relativamente alta que mulheres tiveram no Egito
do qual os israelitas estavam fugindo, e com as sacerdotisas de lá que serviram
a poderosa Deusa?
Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), pp. 85-86.)
Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), pp. 85-86.)
Até se
pode datar o conteúdo difícil do Livro de Juízes, Débora é dita a ter vivido
talvez no século doze A.E.C., quer dizer, antes do estabelecimento do Reino de
Israel debaixo de Saulo, Davi, e Salomão. Débora é chamada uma profetisa, nebiah.
Ela foi uma porta-voz de Yahweh:
Ora,
Débora, profetisa ... julgava a Israel naquele epoca. ... Mandou ela chamar a Baraque,
filho de Abinoão, de Quedes-Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de
Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor. (Juízes 4:4,
6)
Como já foi notado, Débora foi
também chamada uma juíza, quer dizer, uma que dispensa justiça e é de
maneira especial um instrumento para a justiça de Deus. No papel anterior ela
exerceu o então mais alto papel de liderança em potencial em Israel:
Ora, Débora, profetisa, mulher de
Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela se assentava debaixo da palmeira
de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de
Israel subiam a ter com ela para julgamento. (Juízes 4:4-5)
[É interessante notar que tão tardio como o oitavo século A.E.C. há relatos que mulheres serviram como juízes e magistradas fora de Israel, em Nimrud no norte da Mesopotâmia -- ver Stone, When God Was a Woman (Quando Deus Foi Mulher), p. 44.]
[É interessante notar que tão tardio como o oitavo século A.E.C. há relatos que mulheres serviram como juízes e magistradas fora de Israel, em Nimrud no norte da Mesopotâmia -- ver Stone, When God Was a Woman (Quando Deus Foi Mulher), p. 44.]
Neste último papel, como um
instrumento especial da justiça de Deus, Débora exerceu a liderança mais
decisiva, pois quando Israel foi literalmente oprimido ela conclamou homens e a
vontade de lutar pela liberdade. O general israelita disse que ele somente
lutaria se ela abrisse o caminho, o que ela fez. Débora deu a ordem de atacar,
e a vitória foi de Israel. Depois:
E a terra teve sossego por
quarenta anos. (Juízes 5:32)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p.87.)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p.87.)
Hulda foi a terceira mulher dada
o título de profetisa nebiah durante o reino de Josias o rei reformador
de Yahweh na última parte do século sete A.E.C. É a única vez que ela aparece
na Bíblia, mas aquela aparição é muito extraordinária. Josias teve embarcado numa
reforma religiosa, no meio da qual Hilquias, o sumo sacerdote do Templo em
Jerusalém, disse que ele tinha descoberto o livro da lei de Yahweh --
presumidamente uma forma antiga do presente livro de Deuteronômio. O livro foi
apresentado ao rei piedoso, que foi profundamente impressionado pelo livro e também
profundamente perturbado que as suas prescrições não estivessem sendo cumpridas
-- tanto que ele rasgou seus vestes, mandou chamar seus principais conselheiros
e o sumo sacerdote e disse: "Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelo
povo ... ". (II Reis 22:13) A coisa extraordinária, de um ponto de vista,
é que foram para uma profetisa! É extraordinário em vista da grande
hostilidade de longo tempo entre os devotos de Yahweh e os devotos da Deusa, ou
sobre o nome de Asherah, Astarte, ou Anath. Por exemplo, em II Reis 23, quando
as reformas religiosas do Rei Josias são descritas, a destruição dos santuários
de Asherah ou Astarte é mencionada especificamente seis vezes em versículos 4 a
15 (vs. 4, 6, 7, 13, 14, 15). Por outro lado, talvez porque a adoração da
Deusa foi tão difundida e o papel religioso proeminente que as mulheres
naturalmente tiveram tão costumeiro, a presunção óbvia que Josias, Hilquias, e
os outros devotos de Yahweh claramente tiveram a respeito de uma mulher sendo
capaz de ser a porta-voz da deidade, até de Yahweh, não foi de admirar.
Os
emissários do rei aproximaram-se a Hulda nos moldes comuns, e ela respondeu da
maneira profética comum, quer dizer, ela começou com a frase: "Assim diz o
Senhor". Ela proferiu avisos terríveis pelos malefícios.
Então o
sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram ter com a
profetisa (nebiah) Hulda ... E ela lhes respondeu: Assim diz o Senhor, o
Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: ... Todavia ao
rei de Judá, que vos enviou para consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim
diz o Senhor, o Deus de Israel: ... Então voltaram, levando a resposta ao rei.
(II Reis 22: 14-20)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), pp. 88-89.)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), pp. 88-89.)
Uma
estudiosa tem notado que ao começo do julgamento crucial a respeito de que
livros deveriam ser aceitos no cânon da Bíblia nós achamos uma mulher, Hulda.
Josias
como rei e chefe do povo judaico aceitou a avaliação da Hulda do rolo como a
palavra autêntica de Yahweh e entrou num pacto com Yahweh para seguir todos
os mandamentos e decretos no rolo. Isso marcou a primeira vez que qualquer
parte das escrituras hebraicas foi oficialmente reconhecida como autêntica.
O reconhecimento de Josias do Livro da Lei, então, representa o início do nosso
cânon bíblico. E a autoridade de fazer julgamento nesta entrada inicial no
cânon foi dada a uma mulher. Ao começo da Bíblia nós achamos Hulda; nela
nós descobrimos a primeira autoridade, a fundadora dos estudos bíblicos.
Como é poderemos perdê-la de vista todos estes anos?
(Arlene Swidler, "In Search of Huldah", The Bible Today, November 1978, p. 1783.)
(Arlene Swidler, "In Search of Huldah", The Bible Today, November 1978, p. 1783.)
A
narrativa pré-exílica sobre Hulda, do sétimo século, é a última referência na
Bíblia hebraica a respeito de uma mulher profetisa (nebiah), a não ser
(a referência mais geral de Joel 2:28, discutida acima): uma referência muita
breve a Noadias (cujo nome, é interessante saber, significa "Yah(weh) se
reune"), que tem o título de profetisa (nebiah), mas uma que
aparentemente tentou atemorizar impropriamente o restaurador de Jerusalém,
Neemias. Se mulheres podem ser profetisas, elas presumivelmente, como homens,
também podem ser profetisas falsas. A Escritura simplesmente diz:
Lembra-te, meu Deus, de Tobias,
conforme estas suas obras; e também da profeta (nebiah) Noadias, e dos
demais profetas que procuravam atemorizar-me. (Neh. 6:14)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 89.)
(Swidler, Biblical Affirmations of Woman (Afirmações Bíblicas da Mulher), p. 89.)
Há mais
uma passagem no Velho Testamento que fala muito naturalmente a respeito da
mulher pregadora e mostra que é o conteúdo da mensagem e não o gênero da pessoa
que é o importante.
E tu, ó filho do homem, dirige o
teu rosto contra as filhas do teu povo, que profetizam de seu próprio
coração; e profetiza contra elas. (Ezequiel 13:17)
Vamos
estudar passagens no Novo Testamento que são à base da pregação (profetizção)
pela mulher e também, os sete exemplos de profetizas: Ana, a mulher samaritana,
as quatro filhas de Filipe, e Jezabel. Devemos entender que mais tarde na
história as mulheres foram mandadas parar de falar e pregar (profetizar), mas
isso não é o ensino dos evangelhos.
Nós não
vamos entrar no estudo de conciliar os versículos usados contra a liderança da
mulher na igreja (1 Cor. 11:2-16, 1 Cor. 14:34-35, 1 Tim. 2:8-15) e nem no
estudo das passagens que recomendam que a mulher casada se sujeita ao seu
marido (Efé. 5:21-33, Col. 3:18, 1 Ped. 3:1-7), pois estes são estudos muito
grandes.
Antes de
entrar na parte do estudo sobre o Novo Testamento, é bom saber um pouco sobre
palavras em grego que não foram traduzidas e sim transliteradas.
Transliteração
é o processo de escrever as letras de uma língua em as letras de outra língua,
neste caso grego em português. É então polida um pouco a palavra para soar
melhor em português, porém, ainda fica uma palavra não traduzida em grego.
III. 1. - Mulheres Acompanhavam Jesus e os Doze nas
Viagens de Cidade em Cidade
Lucas 8:1-3 - Logo depois disso,
andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando
o evangelho do reino de Deus, e iam com ele os doze, bem como algumas
mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades;
Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, Mulher de
Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus
bens. (Harmonia, p. 54)
III. 2. - As Mulheres Estavam Juntas Quando Jesus
Voltou Secretamente pela Galiléia para Ensinar aos seus Discípulos, e a
Predizer Novamente a sua Morte e Ressurreição
Marcos 9:30-32 - Depois, tendo
partido dali, passava pela Galiléia, e ele não queria que ninguém o
soubesse; porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem
será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três
dias ressurgirá. Mas eles não entendiam esta palavra, e temiam interrogá-lo.
(Veja também Mateus 17:22-23 e Lucas 9:43B-45.) (Harmonia,
(Veja também Mateus 17:22-23 e Lucas 9:43B-45.) (Harmonia,
Lucas 24:4-8 - Eis que lhes
apareceram dois varões em vestes resplandecentes ... eles lhes disseram
... Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia, dizendo:
Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja
crucificado, e ao terceiro dia ressurja. Lembraram-se então das suas palavras.
(Harmonia, p. 215)
(Harmonia, p. 215)
Anjos
mandaram as mulheres falarem aos discípulos e a Pedro; Jesus mandou não temais,
ide dizer a meus irmãos; as mulheres voltando do sepulcro anunciaram todas
estas coisas aos apóstolos e aos demais; Jesus mandou Maria Madalena a ir para
os irmãos e dizer-lhes. Porisso Maria Madalene tem sido chamado a apóstola aos
apóstolos.
Podemos
nos perguntar se anjos e Jesus entenderam bem à sociedade em que estes homens e
mulheres viviam? Isso é uma pergunta até indelicada. Claro que entenderam.
Estas passagens devem nos ensinar que tanto mulheres como homens falaram à
vontade no meio dos discípulos de Cristo. Se mais tarde tentaram por fim a esta
prática, para se conformar com o mundo, devemos conciliar aquelas passagens com
o ensino de anjos e Jesus.
Mateus 28:7-10 - (O anjo
disse) ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos
mortos, e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. ... E,
partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram
a anunciá-lo aos discípulos. E eis que Jesus lhes veio ao encontro,
dizendo: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
Então lhes disse Jesus; Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a
Galiléia; ali me verão.
(Harmonia, pp. 214, 216)
(Harmonia, pp. 214, 216)
Marcos 16:7 - (Um moço ...
vestido de alvo manto ... disse) Mas ide, dizei a seus discípulos, e a
Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele
vos disse.
(Harmonia, p. 214)
(Harmonia, p. 214)
Lucas 24:9-10 - E, voltando do
sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram
Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam
com elas relataram estas coisas aos apóstolos. E pareceram-lhes como um
delírio as palavras das mulheres e não lhe deram crédito.
(Harmonia, p. 214)
(Harmonia, p. 214)
João 20:17-18 - Disse-lhe Jesus:
Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e
dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. E
foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi ao Senhor! -- e que ele lhe
dissera estas coisas.
(Harmonia, p. 216)
(Harmonia, p. 216)
Atos 10:39-43 - "Nós somos
testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao
qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia
e lhe concedeu que se manifestasse (que se tornasse visível) não a todo o
povo, mas às testemunhas predeterminadas (prokecheirotonehmenois) por
Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressurgiu
dentre os mortos; este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o
que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A ele todos os
profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos
pecados pelo seu nome."
Atos 10:40-41a - A este
ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse (que se
tornasse visível), não a todo o povo, mas às testemunhas predeterminadas (prokecheirotonehmenois)
por Deus ... este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que
por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
Atos 14:23 - (Paulo e Barnabo) E,
havendo-lhes feito eleger (cheirotonehsantes) anciãos em cada igreja,
e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
2 Coríntios 8:18-19 - E
juntamente com ele (Tito) enviamos o irmão cujo louvor no evangelho se tem
espalhado por todas as igrejas; e não só isto, mas também foi escolhido (cheirotonehtheis)
pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem no tocante a esta graça
que por nós é ministrada para glória do Senhor e para provar a nossa boa
vontade.
Atos 2:1-6 - Ao cumprir-se o dia
de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu
um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam
sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam,
e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e
começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que
falassem. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as
nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se à
multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria
língua.
Atos 2:16-18 - Mas isto é o que
foi dito pelo profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que
derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; os vossos filhos e as vossas
filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos
terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do
meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Pedro
achou que a profecia de Joel de que "suas filhas profetizarão" foi
cumprida no dia de Pentecostes. Nossa atitude como crentes deve ser de crer na
profecia de Joel e de acreditar com o missionário (apóstolo) Pedro que este dia
se cumpriu no dia de Pentecostes com a vinda do Espírito Santo.
Que eu
saiba, não há teólogos que negam que as mulheres receberam os dons do Espírito
Santo, mas que há teólogos que negam que elas devam exercer todos os dons
recebem. Em ler as passagens que tratam dos dons, pergunte-se a si mesmo quais
os dons que na sua mente são reservados para os homens e não devem ser
exercidos pelos mulheres.
Romanos 12:4-8 - Pois assim como
em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente
membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que
nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério,
seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta,
use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside,
com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Romanos 11:29 - Porque os dons
e a vocação de Deus são irretratáveis.
I Cor. 12:1, 4-11, 13, 18, 27-28,
31.
vs. 1 - Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
vs. 4- 11 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria: a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência: a outro, pelo mesmo Espírito, a fé: a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar: a outro a operação de milagres: a outro a profecia, a outro o dom de discernir espíritos: a outro a variedade de línguas: e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
vs. 13 - Pois, em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
vs. 18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
vs. 27-28 - Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
vs. 31 - Mas procurai com zelo os maiores dons.
vs. 1 - Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
vs. 4- 11 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria: a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência: a outro, pelo mesmo Espírito, a fé: a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar: a outro a operação de milagres: a outro a profecia, a outro o dom de discernir espíritos: a outro a variedade de línguas: e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
vs. 13 - Pois, em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
vs. 18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
vs. 27-28 - Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
vs. 31 - Mas procurai com zelo os maiores dons.
I Coríntios 14:
vs. 1-4 - Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
vs. 5 - Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
vs. 12 - Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.
vs. 26-30 - Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete ... E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se of primeiro.
vs. 31 - Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados.
vs. 39 - Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
vs. 1-4 - Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
vs. 5 - Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
vs. 12 - Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.
vs. 26-30 - Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete ... E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se of primeiro.
vs. 31 - Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados.
vs. 39 - Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
Efésios 4:7, 11-12 - Mas a cada
um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo ... E ele deu
uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas,
e outros como pastores e mestres, tendo em vista o
aperfeiçoamento dos santos, para a obra de ministério, para edificação do corpo
de Cristo.
I Pedro 4:10-11 - Servindo uns
aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da
multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos
de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para
que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem
pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.
Atos 8:3-4 - Saulo porém,
assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os
entregava à prisão. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte,
anunciando a palavra.
(Veja também Atos 9:1-2; Atos 22:4-5; Atos 26:9-11; 1 Cor. 15:9; Gál. 1:13-14; Fil. 36)
(Veja também Atos 9:1-2; Atos 22:4-5; Atos 26:9-11; 1 Cor. 15:9; Gál. 1:13-14; Fil. 36)